5 de mai. de 2009

ANÁLISE COMBINATÓRIA

Uma empresa tem 3 diretores e 5 gerentes .Quantas comissões de 5 pessoas podem ser formadas contendo no mínimo 1 diretor?

Resolução:

A solução sairá dos produtos de x diretores e y gerentes, note que podemos ter 1, 2 ou 3 diretores, porque foi falado no mínimo:

Para 1 diretor:

C3,1.C5,4=3!/1!.2! . 5!/4!.1!
C3,1.C5,4=3.5=15

Para 2 diretores:

C3,2.C5,3=3!/2!.1! . 5!/3!.2!
C3,2.C5,3=3.5.4/2
C3,2.C5,3=15.2
C3,2.C5,3=30

Para 3 diretores:

C3,3.C5,2=3!/0!3! . 5!/2!.3!
C3,3.C5,2=1.5.4/2
C3,3.C5,2=20/2
C3,3.C5,2=10

O resultado será a soma de todos os valores acima:
15+30+10
55 possibilidades.

PONTO MÉDIO DE UM SEGMENTO

Dados os pontos A(2,1) e B (6,5), as coordenadas do ponto medio do segmento AB são:

(A) (2,3)
(B) (4,3)
(C) (-2,-3)
(D) (3,2)
(E) (-1,0)

Resolução:

Você só terá que usar as expressões:

xm=(xa+xb)/2
e
ym=(ya+yb)/2

Retirando de A e B as coordenadas:
xa=2
xb=6
ya=1
yb=5

xm=(xa+xb)/2
xm=(2+6)/2
xm=8/2
xm=4

ym=(ya+yb)/2
ym=(1+5)/2
ym=6/2
ym=3

Logo o ponto médio M será:
M(4,3)

Resposta: Alternativa (b).

4 de mai. de 2009

PARA REFLETIR

A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.

Jason Stock

Tolerar igualmente todas as religiões… é o mesmo que ateísmo.

Papa Leão XIII, “Immortale Dei”


- O que o senhor pensa sobre o Céu e o inferno?

- Eu tenho amigos nos dois lugares e portanto prefiro me manter isento.
Mark Twain

A beleza da mania religiosa é que ela tem o poder de explicar tudo. Uma vez que Deus (ou Satã) são aceitos como a primeira causa de tudo que acontece no mundo mortal, nada é deixado à sorte… a lógica pode ser alegremente jogada pela janela.

Stephen King

Desprezar uma autoridade legitimamente constituída, não importando quem a exerça, é rebelar-se contra a vontade de Deus.

Papa Leão XIII

Se um Deus bondoso e infinitamente poderoso governa este mundo, como podemos justificar os ciclones, os terremotos, a pestilência e a fome? Como podemos justificar o câncer, os micróbios, a difteria e milhares de outras doenças que atacam durante a infância? Como podemos justificar as bestas selvagens que devoram seres humanos e as serpentes cujas mordidas são letais? Como podemos justificar um mundo onde a vida alimenta-se da vida? Será que os bicos, garras, dentes e presas foram inventados e produzidos pela infinita misericórdia? A bondade infinita deu asas às águias para que suas presas fugazes pudessem ser arrebatadas? A bondade infinita criou os animais de rapina com a intenção de que eles devorassem os fracos e os desamparados? A bondade infinita criou as inumeráveis criaturas inúteis que se reproduzem dentro de outros seres e se alimentam de sua carne? A sabedoria infinita produziu intencionalmente os seres microscópicos que se alimentam do nervo óptico? Pense na idéia de cegar um homem para satisfazer o apetite de um micróbio! Pense na vida alimentando-se da própria vida! Pense nas vítimas! Pense no Niagara de sangue derramando-se no precipício da crueldade!

Robert G. Ingersoll

Pessoas que rejeitam a escravidão obviamente rejeitam Deus e sua palavra, porque rejeitam o que Deus diz e preferem escutar o que dizem simples humanos sobre a escravidão. Este pensamento humanístico era típico dos abolicionistas.

Senador Charles Davidson, do estado do Alabama, mostrando que a Bíblia defende a escravidão — 1996

Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Eu não acredito em um Deus pessoal e eu nunca neguei isso mas expressei claramente. Se existe algo em mim que pode ser chamado de religioso, esse algo é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo tão longínqua quanto a nossa ciência pode revelar.

Albert Einstein

A AIDS é o justo castigo por um comportamento sexual inadequado.

Madre Teresa de Calcutá

(Tão clemente essa tal Madre Teresa)

Ninguém tem o direito neste planeta de adorar a outro deus que não Jeová. Portanto, o Estado não pode ser responsável por defender o suposto direito a adorar um ídolo que alguém possa exigir.

Joseph Morecraft (Chalcedon Presbyterian Church)

(O quê um doido de um religioso alienado desse tipo entende por direito?)

A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.

Ashley Montagu

O primeiro pecado foi a fé; a primeira virtude, a dúvida.

Carl Sagan

Não é lícito ao Estado nem aos indivíduos ignorar as obrigações religiosas ou tratar como iguais as demais religiões.

Papa Leão XIII, “A constituição cristã dos Estados”, 1885

(É o desejo da icar, voltar à época em que era soberana)

Quando os cristãos assumirem o controle deste país, não haverá igrejas satânicas, distribuição gratuita de pornografia, debates sobre direitos para homossexuais. Quando os cristãos assumirem o controle, o pluralismo será visto como imoral e mau e o Estado não permitirá que ninguém pratique o mal.

Gary Potter (Catholics for Christian Political Action)

(Vejam quão democráticos são os cristãos)

A crença num Deus cruel faz o homem cruel.

Thomas Paine

A Suprema Corte, ao tentar igualar o cristianismo às outras religiões, está apenas atacando a verdadeira fé. Basicamente, a Corte está atacando o verdadeiro deus ao democratizar a religião cristã.

John Whitehead (Rutherford Institute)

Penso que na discussão dos problemas da natureza deveríamos começar não pelas escrituras, mas antes pelas experiências e demonstrações.

Galileo Galilei

(Quase foi para a fogueira à mando da "Sagrada igreja católica").

Foste vós que, primeiramente, afirmastes a existência de Deus; deveis, pois, ser os primeiros a pôr de parte vossas afirmações. Sonharia eu, alguma vez, com negar a existência de Deus, se vós não tivésseis começado a afirmá-la? E se, quando eu era criança, não me tivessem imposto a necessidade de acreditar nele? E se, quando adulto, não tivesse ouvido afirmações nesse sentido? E se, quando homem, os meus olhos não tivessem constantemente contemplado os templos elevados a esse Deus? Foram as vossas afirmações que provocaram as minhas negações. Cessai de afirmar que eu cessarei de negar.

Sebastièn Faure


Igreja não culpou padrasto que engravidou menina de nove anos

Igreja não culpou padrasto que engravidou menina de nove anos

Posted using ShareThis

2 de mai. de 2009

CALORIMETRIA

Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contem 500g de água na temperatura de 80°C. Introduz-se no interior do mesmo 200g de gelo na temperatura de -30°C.
Pedem-se:
a) a temperatura de equilíbrio do sistema:
b) a massa de gelo a - 30°C a ser introduzida no calorímetro para que na situação de equilíbrio o calorímetro contenha somente água a 0°C.

Dados:
calor específico da água: 1,0 cal/g °C
calor específico do gelo: 0,5 cal/g °C
calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g

Resposta a=30°C
Resposta b= 421,05g

Resolução:

a)Primeiro vamos prever com base teórica quem irá ceder calor e quem irá receber.
Observe que a água está a uma temperatura maior que o gelo, então pela lei zero da Termodinâmica o fluxo de calor vai da água para o gelo.
Isso nos induz ao seguinte raciocínio:
O calor da água será negativo e o do gelo será positivo.
Agora vamos quantificar as quantidades de calores sensíveis.
Obs:
1)Calor sensível é aquele que opera sem mudança de estado físico, só há variação na temperatura.
2)Calor latente é aquele onde não há variação na temperatura e sim mudança de estado físico.

Para a água:
Qs = m.c.(tf - to)
Qs = 500 . 1 . ( 0-80)
Qs = 500 . -80
Qs = - 40000 cal ( Observe o sinal negativo, indica que a água cederá calor)

Para o gelo:
Qs = mg . cg . ( tfg - tog)
Qsg = 200 . 0,5 . [ 0 -(-30)]
Qsg = 100 . 30
Qsg = 3000 cal ( Observe o sinal positivo, indica que o gelo receberá calor)

Notemos agora que o calor que a água irá ceder é maior do que aquele que o gelo pode receber, então o gelo derreterá, então será necessário introduzir o conceito de calor latente para o gelo:
Ql = m.L
Ql = 200 . 80
Ql = 16000 cal
Portanto o gelo até atingir 0º C receberá da água a seguinte quantidade de calor:
Qsg+Qlg = 3000+16000
Qsg+Qlg = 19000 cal
Porém a água pode ceder 40000 cal, então concluímos que o equilíbrio térmico se dará quando toda a quantidade de gelo tiver sido derretida e a temperatura de equilíbrio térmico se dará a uma temperatura maior que 0ºC, vamos então ao cálculo final:

Soma Qcedidos + Soma Qrecebidos = 0
mágua.cágua.(Tequ-toágua) + mg.Lg+ mg.cg.(Tequ-tog) = 0
500 . 1 . (T-80) + 200.80 + 200 . 0,5 . [T-(-30)] = 0
500(T-80) + 16000 + 100 (T-30) = 0
500T - 40000 + 16000 + 100T - 3000 = 0
600T -43000 + 16000 = 0
600T - 27000 = 0
6T - 270 = 0
6T = 270
T = 270/6
T = 90/2
T = 45°C ( A resposta apresentada está errada)

b) É só somar a massa de gelo que temos a uma massa X:

Qsá + Ql + Qsg = 0
500 . 1 . ( 0-80) + (X+200).80 + (X+200).0,5.[0-(-30)] = 0
500.(-80)+80.(X+200)+15.(X+200) = 0
-40000+80X+16000+15X+3000=0
95X=40000-16000-3000
95X=21000
X=21000/95
X=221,0526316....g
X aproximadamente igual a 221,0 g de gelo a mais.
A resposta foi dada somando:
200+221
421g

DATAÇÃO ATRAVÉS DO C-14

Qual idade de um fóssil com 15% de carbono-14 em comparação com uma amostra viva?

Resolução:
O uso da datação através do isótopo carbono-14 é largamente utilizada nas pesquisas arqueológicas, é feita da seguinte maneira:

M=Mo/2exp n

Onde Mo é igual a quantidade inicial de átomos de C14 e M é o número final de átomos de C14, n é a quantidade de períodos.
O período de meia-vida do C14 é 5730 anos, este é o tempo para que metade dos átomos de C14 se desintegrem.
Vamos então utilizar a fórmula acima:
15% = 100%/2exp n
2expn = 100/15
2exp n = 6,666666.....
Usando logaritmos teremos:
n log 2 = log 6,666666
n = log 6,666666/log 2
n = 2,73696558....períodos
Logo:
Idade = n . 5730anos
Idade = 2,73696558...x 5730 anos
Idade = 15682,81277 anos
Portanto a idade aproximada do fóssil é de 15683 anos.

ELETRODINÂMICA

(Esal-MG) Dois fios, um de cobre com resistividade 1,7.10^-8 Ω.m e outro de alumínio com resistividade 2,8.10^-8 Ω.m, possuem mesmo comprimento e mesmo diâmetro. Se ambos forem percorridos pela mesma corrente i, pode-se afirmar que:
a) as resistências ôhmicas dos dois fios são iguais.
b) a ddp é menor no fio de cobre.
c) o fio de cobre fica submetido a um campo elétrico maior do que o do fio de alumínio.
d) a perda de energia pelo efeito Joule é menor no fio de alumínio.
e) se os dois fios forem submetidos a uma mesma tensão, separadamente, a corrente elétrica será a mesma nos dois fios.

Resolução:

Amanhã...

1 de mai. de 2009

ÓTICA GEOMÉTRICA

Na entrada de um cinema existe um espelho convexo. Masarova, uma menina de 1,5 m de altura, vê sua imagem refletida quando se encontra a 0,8 m do vértice do espelho. A relação entre os tamanhos da menina e de sua imagem é igual a 2. Calcule a distância focal do espelho da entrada do circo.

Resolução:
Vamos retirar os dados da questão:
o=1,5m (Tamanho do objeto)
p=0,8m ( Distância do objeto ao vértice do espelho)
A=+ou- 1/2 ( Aumento Linear Transversal +ou- i/o)

Foi falado que o espelho é convexo, da teoria sabemos que o convexo conjuga uma imagem virtual (p´<0),>0) e menor ( iPela equação dos pontos conjugados teremos:

1/f = 1/p + 1/p´
1/f = 1/0,8 + 1/p´
1/f = 10/8 + 1/p´

+ou-i/o = -p´/p ( A imagem é virtual, logo no 2º membro o sinal será negativo para p´ e no 1º membro o sinal é positivo):

+i/o = -p´/p
+1/2=-p´/p
p.+1=- p´.2
p= - 2p´ (Fazendo p=0,8m)
0,8=-2p´
- 2p´=0,8
p´= 0,8/-2
p´= - 0,4m
Jogando p´= -0,4m na equação 1/f = 10/8 + 1/p´:
1/f = 10/8 +(1/-0,4)
1/f = 10/8 - 10/4
1/f = (10-20)/8 [Onde tiramos o MMC].
1/f = -10/8
f = -8/10
f = - 0,8 m.

30 de abr. de 2009

Análise Dimensional

Toda representação matemática de um problema físico precisa, além de um número que quantifique determinada grandeza física, de uma unidade de medida que faça a classificação qualitativa, todas as grandezas físicas podem ser analisadas dimensionalmente através de três unidades que nos sirvam de parâmetros que são: Comprimento (L), Tempo (T) e massa (M), outras grandezas físicas terão suas unidades de medida derivadas destas três.

Exemplo1: A unidade de medida da velocidade é (no SI) m/s, logo:
[V]=m/s
[V]=[L]/[T]
[V]=L.T-¹

Exemplo2: A unidade de medida de força é o Newton(N) que é encontrado fazendo a multiplicação de kg por m/s², vamos fazer a análise dimensional.

[F]=[m].[a]
[F]=kg.m/s²
[F]=M.L/T²
[F]=M.L.T-²

Sendo conhecedores deste fato vamos agora tomar como referência a função horária das posições e fazer a análise dimensional:

S=So+Vot+at²/2

Observe antes que há quatro termos em toda a função, vamos analisar termo a termo:
1º membro - 1º termo
S
[S]=m
[S]=L

2º membro - 1º termo
So
[So]=m
[So]=L

2º membro - 2º termo
Vot
[Vo.t]=m/s .s
[Vo.t]=L/T .T-¹
[Vo.t]=L.T^ (1-1)
[Vo.t]=L.T°
[Vo.t]=L

2º membro - 3º termo
1/2(at²)
[at²]=m/s² .s²
[at²]=L/T² .T-²
[at²]=L.T^(2-2)
[at²]=L.T°
[at²]=L

Finalização: Observe que todos os termos obrigatoriamente possuem dimensão L para concordarem sem conflitos o t deve estar ao quadrado para "cancelar" o s² do denominador da aceleração restando então no membro at² a unidade m(L).

CINEMÁTICA

Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades em duas etapas:na primeira efetua um deslocamento de 120km a 60km/h; na segunda,um deslocamento de 250 km em 3h.Qual a velocidade media do veiculo em todo o trajeto?

Resolução:
A velocidade média para um percurso dividido em n trechos é dada por:
Vm = (s1+s2+s3+...+sn)/(t1+t2+t3+...+tn)

Temos um percurso dividido em dois trechos, vamos coletar os dados:
Trecho 1
s1=120km
v1=60km/h
t1=?

Trecho 2
s2=250km
v2=???
t2=3h

Note que não precisamos saber a velocidade do 2º trecho, já no 1º trecho precisaremos calcular o tempo:
s1=v1.t1
120=60.t1
120/60=t1
t1=2h
Agora vamos jogar s1,s2,t1 e t2 na expressão da velocidade média:
Vm=(s1+s2)/(t1+t2)
Vm=(120km+250km)/(2h+3h)
Vm=370km/5h
Vm=74km/h.

29 de abr. de 2009

O PESADELO DE UMA CONTA COMPARTILHADA MEGAUPLOAD

Atenção, quem deseja comprar uma conta compartilhada megaupload meu conselho como atual usuário é: Não comprem, vocês podem se arrepender, principalmente se o suporte tiver esse telefone (44) 8433-5243 atendimento 24 horas / 7 dias. O problema começou quando adquiri essa tal conta, demoraram quase uma semana para me dar acesso e o prometido era liberação no outro dia, liguei para a droga do suporte deste lixo e um palhaço ainda fez chacota e outro me disse que estavam com problemas no sistema. Prometeram a liberação ao meio-dia o que não aconteceu, só foi liberado meu acesso três dias depois. Estava eu feliz da vida quando uma certa hora o login não mais funcionava, mandei e-mail para o suporte, sem resposta, liguei para o suporte e de novo deram a mesma resposta, problemas no sistema, o cidadão paga e não pode usar o serviço. Estou perto de terminar o meu período com esta droga de empresa, nunca mais assinarei serviço nenhum dessa porcaria. Mandei um e-mail perguntando se na tal "zona" tinha alguém responsável, foram céleres em responder dizendo que não era uma "zona", então não sei mais o que seria uma "zona" pois o serviço deixa muito a desejar. Neste momento em que vos falo estou tentando acessar a tal conta sem obter êxito, é isso no Brasil é comum, vejam as conversas:
Assunto: Reclamação
Mensagem: Desde o começo é uma zona, por acaso mudaram a senha ou expirou o meu prazo, ao que consta eu fiz o plano de 60 dias, e não estou conseguindo acessar a droga da conta.Deste jeito meus amigos eu nunca mais vou comprar esta droga de conta.

Olá, primeiramente informamos que sua conta não fora mudada por acaso e sim por uma questão de segurança.
A mudança fora estabelecida antes mesmo de vossa senhoria adquirir nossos serviços.
Como descrita em nossa faq e em nossos termos de contrato, a senha de acesso ao megaupload são trocadas todas as Sexta-feira. Portanto não é uma zona, e sim algo que fora programado desde do incio do website e cujo mesmo anuncio consta em seu e-mail de liberação.
Todas as sextas-feiras a senha é alterada por motivo de segurança.
Você será direcionado ao painel de usuario,
já no painel clique no botão "senha", (é o segundo botão, abaixo do "suporte")
Aqui estão todos os dados necessário para acesso Premium ao Megaupload.

Peço que leie com atenção caso ja tenha lido nossa faq ou se não leia ela agora, pois é muito importante tomar ciencia de qualquer e eventual evento de "anormal" que possa acontecer em seus dados de acesso.

Senhores (as) responsáveis pela administração, lamento informar-lhes que afirmei e reafirmo que o gerenciamento que está sendo feito para dar suporte é uma desorganização, digo isso porque desde que efetivei o meu cadastro e paguei o valor solicitado venho observando certo grau de entropia que teve embasamento nos fatos que vou expor abaixo:

1. Foi efetivado o pagamento com celeridade e não foi cumprido o prazo de 1(um) dia garantido pela propaganda, acredito que independentemente do valor pago deveria haver mais comprometimento com o pós-venda.

2. Liguei então para o suporte duas vezes, sou de Belém do Pará, o atendente na primeira vez me assegurou que a conta estaria liberada no mesmo dia, o que não aconteceu.

3. Na segunda ligação, no outro dia, o atendente disse que havia dado um problema no sistema e me passou para um técnico, quando foi solicitado a mim um e-mail, certo cidadão (Deu até para ouvir) ainda fez um gracejo com o nome do e-mail, agora eu questiono o seguinte, será que o cidadão que trabalha nesse suporte não deveria ter um pouco mais de ética profissional e ser discreto?

4. O técnico me asseverou de que tudo estaria resolvido até o meio-dia, o que não aconteceu (Segundo erro, nunca se deve prometer a um cliente algo que não possa ser cumprido), não obstante esperei até o dia seguinte e finalmente obtive o login e a senha.

5. Finalmente de posse da referida senha comecei a efetivar login e a fazer o download dos arquivos desejados, porém ontem pela madrugada estava dando uma mensagem de erro quanto à senha e login (Que por sinal depois de recebido vosso email, funcionou milagrosamente e era a mesma senha recusada antes), e quanto à observação feita pelo senhor (a) no e-mail de resposta quanto à correta leitura e percepção das normas contidas no FAQ não procede, haja vista eu ser professor de Gramática, Matemática, Direito e ter sido aprovado em vários concursos, em resumo, afirmar que eu não tinha conhecimento da regra de mudança de senha que é efetivada sempre nos fins de semana de forma tão intempestiva é querer menosprezar o meu grau de percepção e inteligência.

E finalmente deixando de ser prolixo, estou ciente de que em toda empresa seja ela micro ou uma grande multinacional há pessoas que não são profissionais e até mesmo agem com desídia e ainda não possuem qualidades e treinamento adequados que lhes ajudem a atender bem quando solicitados, eu estou plenamente cônscio de que não posso generalizar, no entanto um bom administrador deveria ter ciência da forma como os seus subordinados lidam com os usuários, portanto a minha atitude (Até um pouco ofensiva) teve vários fatos geradores.

Acredito piamente que vossa senhoria não se enquadra entre os tipos de profissionais sem escrúpulos como os referidos acima.

Portanto peço desculpas às pessoas que trabalham no local e que são pessoas com alto grau de profissionalismo e ratifico a minha observação quanto aos plantonistas que a meu ver não possuem o mínimo de bom senso e respeito pelo cliente.

Respeitosamente,

Marcelo Amaral

O pior é que nada adiantou.

Olá, obrigado pelo desabafo e sua sinceridade.
Iremos investigar o ocorrido, corrigir para que não possa ocorrer mais.
Peço desculpa em nome de toda a empresa MegaConta.

Qualquer duvida estamos a sua disposição.

Depois dessas conversas até desisti para não me estressar, é por isso que estou aconselhando que não assinem conta nenhuma com a referida empresa, se souberem que o suporte tem tal nº de telefone, desistam para não terem aborrecimentos futuros.

28 de abr. de 2009

ELETROSTÁTICA


Resolução:

2ª)
a)
E=KQ/d²
E=KQ/(4R)²
E=KQ/16R²

b)
Q´=2Q
dcentro=3R
E´=KQ´/d´²
E´=K.2Q/(3R)²
E´=2KQ/9R²
E =KQ/16R²
Dividindo E´por E:
E´/E = (2KQ/9R²)/(KQ/16R²)
E´/E = 2KQ.16R²/9R².KQ
E´/E = 32/9
E´= 32E/9

3ª) O novo raio será 3R.

Ea=0 ( Ponto interno à distribuição de cargas)

Eb=KQ/(4R)²
Eb=KQ/16R²
Resposta: Alternativa (a).

ELETROSTÁTICA

Considere uma esfera metálica de raio R, com carga elétrica Q uniformente distribuida em sua superfície. Num ponto P, a uma distancia 2R do centro da esfera, o campo elétrico devido a carga Q vale E. A uma distância 3R da superficie da esfera, qual o valor do campo elétrico ?

Resolução:

Em um ponto distante 2R do centro da esfera o campo elétrico terá valor E=K.Q/(2R)²:
E=K.Q/(2R)²
E=K.Q/4R²

Uma distância 3R da superfície significa que a distância para o centro é de R+3R=4R, logo:
E´=K.Q/(4R)²
E´=K.Q/16R²

Dividindo E´por E teremos:

E´/E = (KQ/16R²)/KQ/(4R²)
E´/E = KQ/16R² . 4R²/KQ
E´/E = 4R²KQ/16R²KQ
E´/E = 4/16
E´/E = 1/4
E´= E/4 ( O novo campo elétrico E´em função de E).

27 de abr. de 2009

ONDULATÓRIA - Princípio básico.

A lâmina de uma companhia elétrica imprime a uma corda esticada 60 vibrações por segundo .
Se a velocidade de propagação das ondas na corda for de 12m/s , então qual a distância A entre duas cristas sucessivas , em metros?

Resolução:

O valor 60 vibrações por segundo nada mais é do que a frequência da onda ou seja 60 Hz.
f=60Hz
V=12m/s
A distância entre duas cristas ou dois vales sucessivos é o próprio comprimento de onda:
y=???
Vamos usar a fórmula que relaciona f,V e y:
y=V/f
y=12/60
y=1/5
y=0,2m

CALORIMETRIA

Ao receber a quantidade de calor Q=600 cal , um corpo tem sua temperatura aumentada , sendo Delta=20ºC .

A) qual a capacidade térmica do corpo ?
B) qual é a capacidade térmica do corpo em cal/F?

Resolução:
Dados:
Q=600Cal
DeltaT=20°C
Por definição a capacidade térmica de um corpo é dada por C=Q/DeltaT logo teremos:
a)
C=600Cal/20°C
C=30Cal/°C

b) Para este item precisamos lembrar da equação de conversão entre as escalas celsius e fahrenheit.

DeltaF/180 = DeltaC/100
DeltaF/18 = DeltaC/10
DeltaF/9 = DeltaC/5

Substituindo DeltaC=20°C

DeltaF/9 = 20/5
DeltaF/9 = 4
DeltaF = 4.9
DeltaF = 36°F

Pronto:
C=Q/DeltaF
C=600Cal/36°F
C=100/6 Cal/°F
C=16,666666....Cal/°F